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Como criar sua Loja Virtual Responsiva (E-commerce Responsivo)

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 Sua empresa está preparada para este modelo de negócio?

Uma loja virtual é um sistema que permite a venda através da internet. Também é conhecido como e-commerce ou comércio eletrônico. A Loja Virtual (sistema) deve permitir o cadastro de produtos e preços pelo administrador da loja, fazer o cálculo automático de fretes e possibilitar o pagamento da compra pelo cliente.

 


Não confundir Loja Virtual com Vitrine Virtual que servirá apenas para apresentar os produtos de sua empresa. Uma loja virtual, essencialmente permite a venda completa de produtos através dela.


Loja Virtual Responsiva

O que precisa para montar uma loja virtual?

Saiba o que é extritamente necessário para montar uma loja virtual:

  1. Sua empresa tem que ter logística.
  2. Sempre ter produtos em estoque.
  3. Profissionais capacitados a atender clientes via chat, e-mail e telefone.
  4. Profissionais capacitados para gerenciar sua loja virtual diariamente.
  5. Ter domínio sobre uso de internet e e-mails, saber criar e editar imagens de forma básica.
  6. Saber o que você quer vender.
  7. Fazer um planejamento estratégico com análse de mercado e concorrentes. Para descobrir se o que você vai vender é viável.
  8. Ter capital de giro suficiente para comprar mercadorias, pagar no mínimo 6 meses de mensalidade da loja virtual e fazer investimentos em divulgação da loja.
  9. Ter conhecimentos sobre comércio, ativadades comerciais em geral. Um conhecimento básico sobre a área financeira é muito importante.
  10. Para determinados ramos como informática e eletrônicos é recomdável ter empresa registrada.

Atendendo a estes requisitos você já pode começar a montar a sua loja virtual:

  1. Começe definindo o nome da loja, e escolhendo um dominio disponível para a loja. Para pesquisar nomes livres acesse (www.registro.br ou www.nomer.com.br).
  2. Escolha um plano de loja virtual que possa atender as necessidades de sua empresa.
  3. Registrar o dominio de seu site.
  4. Com a loja virtual pronta, você deverá começar a cadastrar os seus produtos.
  5. Depois de ter alguns produtos corretamente cadastrados, você deverá definir e configurar as formas de pagamento que você irá disponibilizar a seus clientes.
  6. Defina a identidade visual para a sua loja. Como logomarca e cores.
  7. Agora é começar a divulgar a loja virtual e começar a vender.

Informações importantes:

  1. A administração de uma loja virtual, é muito parecida com a administração de uma loja fisica. É necessário planejamento e organização. Sem isso você dificilmente terá sucesso com sua loja virtual.
  2. Sem divulgação uma loja virtual não irá vender e então será um fracasso. Reserve tempo e capital para fazer uma boa divulgação de sua loja.
  3. Você não ficará rico com sua loja virtual. Planeje pelo menos 6 meses de trabalho com a loja virtual para ela começar a dar lucros. Sim, uma loja pode ser um sucesso em apenas um ou dois meses. Mas isso vai depender muito, do seu produto e preço e principalmente de sua divulgação.
  4. Você precisa investir na loja. Muitos pensam que o investimento é apenas pagar a mensalidade. Realmente o custo é inferior á uma loja fisica. Mas é necessário investir em compra de materiais, divulgação, capital de giro e o aluguel da loja.
  5. Atendimento ágil, informações claras e completas definem vendas. Transmitir ao cliente profissionalismo e seriedade é essencial. Ter telefone, e-mail e um canal de atendimento online na página incial da loja, transmitem isso ao seu cliente.
  6. Planejamento é essencial.
    Montar um planejamento de pelo menos 12 meses para sua loja virtual é o mínimo. Calcule investimentos em divulgação, montagem de uma boa loja, com um sistema seguro. Não queira economizar na mensalidade de uma loja. Prefira projetos com um bom layout, que possua informações completas e organizadas dos produtos, ofereça canais de atendimento on-line e, acima de tudo, divulgue sua loja. Loja virtual, assim como uma loja física, salvo raras exceções, requer tempo para retorno do investimento. Sua loja deverá ter capital para pelo menos seis meses de gastos sem retorno.

Saiba quais os principais requisitos para a otimização de sua loja virtual.

  1. Desenvolver um carrinho de compras eficiente. Muitas pequenas empresas utilizam sistemas de pagamento mais simples e fáceis de usar como PagSeguro ou Pagamento Digital. Considere, porém, usar ferramentas para construir um carrinho de compras com mais opções de pagamentos, um template mais compreensível, possibilidade de comparação entre produtos e outras facilidades. Há ferramentas disponíveis para isso e mais baratas. Lembre-se também de criar um site que seja compatível com smartphones e tablets.
  2. Recomende produtos relacionados. Utilize uma ferramenta para indicar outros produtos relacionados à atual compra de seu cliente. Podem ser produtos similares, novas versões, ou serviços adicionais.
  3. Prepare o seu site para os sistemas de buscas. Um site não vende se ele não for encontrado. Utilize algumas ferramentas do Google para tentar posicionar melhor sua página no sistema de pesquisa. Se você não tem tempo ou conhecimento sobre o assunto, contrate serviços de otimização de pesquisa, que hoje em dia já têm valores mais em conta.
  4. Promova uma promoção ou concurso. Com o poder das mídias sociais, você pode chamar a atenção de consumidores com promoções ou concursos. Hoje em dia diversas ferramentas on-line já realizam esse tipo de ação gratuitamente ou com valores baixos.
  5. Crie uma boa estratégia para entrega. Hoje em dia, uma das maiores reclamações dos consumidores virtuais diz respeito à entrega do produto. Como pequena empresa, pense em uma estratégia que considere valor de frete e logística para uma entrega rápida. Não tente competir com grandes nomes ou concorrentes em termos de preço se você não conseguir entregar todas as suas encomendas a tempo.

O SUCESSO DA LOJA DEPENDE DO LOJISTA!

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