Menu
API Redes Sociais API Redes Sociais Hexagonos Agência Digital

Como concentrar o mesmo conteúdo em várias redes sociais

O poder das redes sociais interligadas

Nos dias de hoje é comum encontrar o mesmo conteúdo sendo publicado em locais/redes diferentes. Pode parecer trabalhoso, mais não é. Porque? A grande maioria dos sites utilizam ferramentas de integração chamadas de "API's" para permitir o compartilhamento em diversos locias/sites. Tudo através de publicação automatica, os chamados "Auto Posts" e bem simples.

 

Marketing Digital e Mensuração de Conteúdo.


As Redes Sociais oferecem muitas opções de integração e publicação automatica, tanto que quaisquer usuários podem acessar suas contas do Facebook por exemplo e fazer a publicação de seus status automaticamente em suas contas do Twitter e outros serviços. Muitas agências utilizam este método em Marketing Digital e Mensuração de Conteúdo.

Compartilhamento simultâneo


Outro exemplo disto é a grande jogada da Microsoft ao lançar o Windows Live Messenger para o Windows 7, o programa permite que o usuário envie diretamente do Messenger, a sua postagem para o Windows Live, MySpace, Linkedin e Facebook, tudo através de compartilhamento simultâneo. Pois o Twitter (atualmente encontra-se revogado). Muitas agências elogiaram e aderiram ao uso desta versão, agiliza o processo de mensuração de conteúdo. E foi assim que as redes socias passaram a fazer a integração de suas redes através de APIs.
 

API's e as Redes Sociais
 
O que é uma API?


API, de Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços. De modo geral, a API é composta por uma série de funções acessíveis somente por programação, e que permitem utilizar características do software menos evidentes ao utilizador tradicional.

No contexto de desenvolvimento web, uma API é um conjunto definido de mensagens de requisição e resposta HTTP, geralmente expressado nos formatos XML ou JSON. Ainda que o termo seja um sinônimo para web service, a chamada Web 2.0 está aos poucos depreciando o modelo de serviços SOAP para a técnica REST. Sistemas de internet podem usar API's, por exemplo, um sistema de envio de SMS ( https://sms.nuswit.com/static/Nuswit_SMS_API.pdf ) esse sistema faz o envio automatico de SMS usando uma API.

Como isto pode me ajudar?

Bem simples de entender. Se não fosse as API's, hoje você não conseguiria interligar as contas de suas principais redes sociais e os aplicativos de seus dispositvos móveis (celulares, smartphones, tablets, iPhone, Ipad).

Exemplos:

Faceboook + Linkedin + Twitter + Windows Live + My Space + Pinterest + Instagram + Blogger + Wordpress + iOS + BlackBerry + Android + Windows Phone e outros. Estas conexões só são permitidas quando há parcerias entre estas empresas desenvolvedoras de aplicativos e das empresas que desenvolveram seus sites de Redes Sociais.

Os tempos mudam!

Atualmente em 2013, a Microsoft integrou o Windows Live Messenger ao Skype e então não será mais usado os serviços do Window Live. Todo o acesso e integração as Redes Sociais será através do Skype. Não sendo mais permitido o acesso pelo antigo aplicativo. Todos os usuários serão notificados da nova atualização e o Windows Live Messenger como seus serviços serão desinstalados automaticamente para a instalção do novo Skype.

 Este é o poder das redes sociais interligadas, o uso correto de API's. 

voltar ao topo