Menu
Interavidade Web Interavidade Web Hexagonos Agência Digital

Amigos e Interatividade Web

Destaque

O início de toda conexão social

Apesar de muitos anos se passarem, há quem ainda utiliza os primeiros serviços/programas que permitiam a conectividade entre pessoas e a interação através de mensagens de texto e troca de arquivos. Era os chamados "CHAT'S". O principal entre eles foi o Internet Relay Chat (Bate-Papo Transmitido pela Internet) o famoso "IRC". 


Muitas pessoas instalavam em seus Pc's o mIRC, ao passar alguns anos, muitas empresas desenvolveram outros programas para a conexão de rede IRC, o mais utilizado até hoje é o CyberScript. Com a popularidade e o grande aumento de pessoas que desejavam uma ferramenta de comunicação via internet, outra empresa decidiu mudar a forma de como eram realizadas estas conversas pela internet e foi então que surgiu o "ICQ" e somente em 1999 surgi o MSN Messenger.

Primeiros Programas de interatividades Sociais


 O IRC foi escrito pelo programador finlandês Jarkko Oikarinen em 1988 na Universidade de Oulu na Finlândia.
O trabalho começou em agosto daquele ano e o objetivo era criar um sistema de teletexto comunitário que rodasse em TCP/IP com recursos avançados como conversa pública massiva entre milhares de usuários separados por canais e com mensagens privadas entre eles. Eles diziam que o IRC seria um complemento e até um avanço da Usenet pois permitiria encontro maciço de grupos em tempo real. Os amigos de Jarkko, Markku Järvinen e Vijay Subramaniam ajudaram na concepção dos clientes e servidores. As primeiras redes surgiram na Finlândia e rodavam em servidores de Universidades. Logo se espalharam por instituições em toda Escandinávia. Em 1989 já existiam mais de 40 servidores espalhados por todo o mundo. Em 1993 durante a Guerra da Golfo o IRC foi usado para noticiar eventos em tempo real entre usuários que tinham acesso à Internet em Universidades do Oriente Médio.

O ICQ é um programa de comunicação instantânea pioneiro na Internet que pertence à companhia Mail.ru Group. A sigla "ICQ" é um acrónimo feito com base na pronúncia das letras em inglês (I Seek You), em português, "Eu procuro você", porém é popularmente conhecido no Brasil como "i-cê-quê".

O MSN Messenger é um programa da mensagens instantâneas criado pela Microsoft Corporation. O serviço nasceu a 22 de Julho de 1999, anunciando-se como um serviço que permitia falar com uma pessoa através de conversas instantâneas pela Internet. O programa permite que um usuário da Internet se relacione com outro que tenha o mesmo programa em tempo real, podendo ter uma lista de amigos "virtuais" e acompanhar quando eles entram e saem da rede. Ele foi fundido com o Windows Messenger e originou o Windows Live Messenger.

O pioneiro nesse tipo de aplicação foi o ICQ que em 1996 revolucionou o conceito de mensagens instantâneas online. Porém nos últimos anos o MSN tem conquistado cada vez mais adeptos em Portugal (embora na Europa o mensageiro mais utilizado continue a ser o ICQ) e se tornou líder do segmento no Brasil, onde é consistentemente um dos programas mais baixados nos sites de downloads locais. O sucesso do MSN Messenger pode ser explicado por ele ser integrado ao serviço de e-mail Hotmail, por ser incluso com o Windows XP e por ter uma intensa publicidade junto ao público jovem. Também tem como concorrente o Yahoo! Messenger, outro serviço igualmente integrado a e-mail.

"Meus melhores amigos da web, os conheci através do IRC, meu programa na época, não permitia exibir imagens, então eu não fazia idéia de como eramas pessoas do outro lado, mas sem dúvida as conversas eram bem mais interessantes de que os bate-papos que existiam em sites da web. No IRC as pessoas conectavam-sem realmente para fazer amigos, ajudar, responder perguntas, trocarem informações e arquivos. Tudo funciona até hoje seguindo um contexto. Você se conecta aos canais específicos, cada canal com seu assunto/tema. Os moderadores estão sempre atentos a tudo o que rola no chat, insultos, palavrões e abusos não são permitidos e os bots entram em ação, expulsando o usuário imediantamente, voltar, tão cedo. Seu IP foi bloqueado. No IRC realmente o respeito e as boas manerias predominam"

Este artigo eu ofereço aos meus grandes amigos: Allan Maia (allan_sensei), Adriana Copeli (dRiAnInHa), Binho (Binho_SP), Tereza Garcia e a todos os amigos/usuários do IRC.

Luciano Henriques

Avalie este item
(0 votos)
voltar ao topo